Vacinação infantil com realidade virtual [SUS]

Compartilhar:

Descrição do Projeto

De forma voluntária, fiz com que crianças fossem vacinadas contra a COVID-19 enquanto estavam imersas em um mundo de realidade virtual. Esta tecnologia é inédita no SUS e neste contexto de pandemia.

O uso dos óculos de Realidade Virtual no momento da vacinação faz com que as crianças não fiquem agitadas e até mesmo sintam menos dor após a aplicação, uma vez que grande parte delas mantém seus músculos relaxados durante o procedimento.

Nos óculos, é possível ver um personagem (fada) que está preparando uma armadura que a criança se vê vestindo no mundo virtual. Ao mesmo tempo que a "fada" prepara a ombreira da armadura, colocando algumas joias mágicas, o profissional de saúde aplica o algodão com álcool, a vacina e o esparadrapo, de forma síncrona. Isto induz o cérebro da criança a sentir o que ela está vendo: Ao invés do algodão com álcool, sente a "joia de gelo", ao invés da agulha, sente "a pedra de fogo". Algumas das crianças até mesmo relatam estarem sentindo seu braço esquentando, ao invés da agulhada, por causa da animação.

Esta é uma ferramenta capaz de tornar o momento da imunização infantil mais agradável e, ao mesmo tempo, atrativo para as crianças. Até onde é de meu conhecimento, este programa é pioneiro no SUS, sobretudo no contexto da vacinação infantil contra o COVID-19.

Detalhes do Projeto

Categorias:

Integrantes:

Luiz Fernando da Silva Borges, Prefeitura Municipal de Aquidauana e Masfar Realidade Aumentada e Virtual

Data do Projeto:

01/01/2022

Compartilhar: